Holi ou Festival das cores é um festival da religião hindu realizado na Índia, todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera no hemisfério norte. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais variadas cores umas nas outras. Essa brincadeira começa quando as crianças atiram tintas nos pais e irmãos, mas no final todos estão pintados.
Holi acontece também no Suriname, Guiana, Trindade, Reino Unido, Ilhas Fiji e no Nepal. Em Bengala Ocidental e em Bangladesh, é conhecido como Dolyatra ou Boshonto Utsav (Festa da Primavera).
Os historiadores contam que o Holi antecede em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu surgimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos em seu reino o venerassem, mas foi justamente seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Então, o rei combinou com sua, também terrível, irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria em uma fogueira com Prahlad em seus braços, para que ele morresse queimado. Mas Holika não sabia que seus poder seria anulado se ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e o salvou. O Festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário