Templos, cores, cheiros, muuuuita gente, charme, mistério, magia, volta ao passado, ahh .. Incrível Índia ...

domingo, 29 de maio de 2011

OM-Yantra (símbolo), pronunciado (mantra)





            Representa o verbo divino em forma audível. Representa o Fogo solar, a Unidade, a Imensidão, o Cosmos, pois contem a essência de todos os sons que podem ser pronunciados, assim como o Passado, o Presente e o Futuro. É a semente de todos os Mantras e de toda a Consciência. Nesta sílaba, 'A' representa o Criador, a Criação, o Fogo, a Ação, Brahma; 'U' representa o Conservador, o Sol, a Consciência, Vishnu; 'M' representa o Destruidor, o Vento, a Vontade, Shiva.
            AUM não tem tradução alguma, mas devido à grande gama de efeitos sobre o corpo e a mente de quem o vocaliza ou mentaliza, é considerado o "Corpo de Deus". É o  mais poderoso de todos os mantras. AUM é o bija mantra do ájña chakra, isto é, o som-semente que desenvolve o centro de força da terceira visão, responsável pela intuição, meditação e pelos fenômenos da telepatia e da clarividência. Sendo o mantra mais completo e equilibrado, sua vocalização não oferece nenhum perigo nem contra-indicação. É um mantra altamente positivo que impede sentimentos malévolos e transmuta os pensamentos negativos em seus complementares elevados. Atua profundamente no sistema nervoso e no glandular. É estimulante e ao mesmo tempo tranqüilizante pois consiste numa vibração sáttvica (que contém em si, tamas e rajas sublimados). 
          Conta a Tradição Hindú que o AUM foi revelado aos Sris ( Sábios videntes ) que receberam os Vedas em tempos imemoriais, quando estavam em estado arrebatado de meditação, em contato com o "Alto".  

Fonte: www.viacapella.com.br/portal/om.htm 

sábado, 28 de maio de 2011

WHY ÍNDIA IS SO GREAT

          A Índia, como qualquer outro país emergente, precisa estender a prosperidade até as camadas sociais inferiores; evitando assim os distúrbios sociais que venham a ameaçar a segurança do país.
           O país apostou em grande parte nos setores de tecnologia da informação, serviços e telecomunicações, o que aumentou a prosperidade da Índia urbana. Mas, em contrapartida, a Índia rural, onde vive cerca de 60% da população do país, foi mantida amplamente à margem dessa prosperidade - limitada a atividades agrícolas de baixa rentabilidade e por uma força de trabalho sem qualificação.
          O país tem a segunda maior população do mundo. Após as reformas de liberalização da economia promovidas nos anos 90, a renda per capita do país disparou (132% entre 1990 e 2006) e os 1,3 bilhão de indianos passaram a ser vistos, por investidores estrangeiros e empresários locais, como um enorme mercado consumidor em potencial. Muitos especialistas afirmam, inclusive, que a vantagem demográfica da Índia foi um dos principais motores do crescimento econômico do país.
           "A Índia tem a maior população de trabalhadores jovens do mundo, 28% da nossa população é jovem", diz o executivo. "Eles falam inglês e são bem educados e capazes. Isso será a nossa grande vantagem. Enquanto outros países ainda estão tentando nos alcançar, eu tenho certeza que essa vantagem vai nos manter à frente dos demais."

BBC/CO/UK

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CLIMA

          O clima na Índia varia bastante, dependendo da época do ano e da zona onde estamos, desde o árido deserto de Thar, no Rajastão até às montanhas de Assam, alegadamente a zona mais húmida do planeta. Mas, basicamente, existem 3 temporadas.




          A fria (Dez-Fev), quando algumas zonas do norte (Delhi, por exemplo) atingem temperaturas muito baixas e Darjeeling atrai um grande número de pessoas para a prática de ski.



          A quente (Mar-Mai), que especialmente a partir de Abril dispara para temperaturas normais à volta dos 42º na maioria das cidades. 



         
          A úmida (Jun-Set), também conhecida como época das monções, que começa pelo sul e varre o resto do país com chuvas intensas e trovoadas.
 
  

MEDITAÇÃO





         

          Meditação não é nada mais do que…a jornada da nossa Consciência para o Eu.
          Na Meditação, nós viajamos conscientemente...
          do Corpo para a mente,
          da Mente para o intelecto,
          do Intelecto para o Eu
          E Além.
          Segundo Osho, a meditação é, em sua essência, a arte de se manter alerta a tudo o que acontece dentro e fora de você. A meditação se baseia em um conhecimento simples: em vez de lutar contra a escuridão - o que será impossível -, acenda a luz.
          Quando você não está fazendo absolutamente nada, física ou mentalmente, quando toda a atividade cessa e você está presente, apenas existindo, chamamos isso de meditação. Sempre que encontrar um tempo para apenas ser, largue tudo o que estiver fazendo. Pensar, concentrar-se ou contemplar também são fazer algo. Se por um único momento, você não fizer nada e estiver voltado para dentro de si mesmo, completamente relaxado, isso é meditação.

          http://www.oshobrasil.com.br/Meditacoes%20do%20Osho.htm
          http://www.osho.com/Main.cfm?Area=Meditation&Language=portuguese
 

sábado, 21 de maio de 2011

O BURACO NO MURO


http://www.ted.com/talks/view/lang/por_br//id/175

         
          O buraco no muro, “Hole in the wall”  é uma experiência do indiano Sugata Mitra, que mostra que crianças podem ensinar e aprender por conta própria e umas com as outras, mesmo sem supervisão ou ajuda de um professor, se elas forem motivadas pela curiosidade e pela colaboração.
          Em 1999, Sugata e alguns amigos fizeram um buraco em um muro próximo a uma favela de Nova Delhi e nele instalaram um computador conectado a internet e o deixaram lá com uma câmera oculta registrando o que acontecia. O que eles viram em seguida foram as crianças da favela, que nunca tinham visto um computador, aprendendo por conta própria como usá-lo e ensinando umas as outras.
Essa experiência que contesta o modelo tradicional de educação prova que um ambiente/ferramenta estimulante pode provocar um auto-aprendizado e um aprendizado colaborativo.

          We miss more people, as Mr. Sugata Mitra.


SAMOSAS (Pastéis indianos)





          A culinária indiana é deliciosa. Picante na maioria das vezes, é verdade, mas não se deixe intimidar e experimente o sabor exótico, que vai com certeza surpreender. Experimentei esse prato quando visitei o Templo Akshardham, em Dili... bem temperado com cominho e bemm apimentado uuull.. diferente.. ainda não me acostumei com os sabores muito fortes. A receita está no site:

http://www.chefnarede.com.br/receitas/samosas-pasteis-indianos/

INDIA CAMPEÃ MUNDIAL DE CRICKET

          Cricket é o esporte mais popular na Índia. E isso se comprovou no jogo acontecido em Abril de 2011, entre Índia e Sri Lanka na final da copa do mundo de cricket, no  Estádio Wankhede. A final da copa do mundo de cricket  foi simplesmente sensacional mostrando que o cricket tem muito a mostrar para o mundo todo e que a Índia possui o melhor time de cricket do mundo. Tendulkar, o Pelé do cricket, dizem alguns indianos,  foi enviado por Deus só para jogar cricket. Dhoni, o craque da final foi sensacional nos últimos overs que levou a Índia à vitória.Yuvraj Singh, o destaque da copa, foi escolhido como o melhor jogador da copa.
          Essa copa mostrou ao mundo as principais estrelas do cricket mundial como: Tendulkar, Malinga,Yuvraj, Afeez, Afridi entre outros.
         

sábado, 14 de maio de 2011

TEMPLOS

          Templos e santos não faltam na Índia. O país é realmente um dos maiores, senão o maior centro espiritualista do mundo. Pessoas partem dos mais diversos lugares com destino a Índia para meditar, praticar yoga e conhecer mais da história da humanidade. E uma das cidades que é um cartão-postal vivo dessa tradição é Varanasi.

Assim como a Índia está para o mundo, Varanasi está para a Índia. A cidade, também conhecida como Benares (Banaras), tem mais de dois mil anos de história e é reverenciada como uma cidade sagrada. Segundo os hindus, Varanasi foi fundada por Shiva, deus da transformação, o que faz do lugar um importante centro de peregrinação, visitado por milhares de fiéis anualmente.

Mas Varanasi não é sagrada apenas para os hindus, os budistas também cultuam a cidade porque foi em Sarnath, a 13 km de Varanasi, que Buda realizou seu primeiro sermão, logo após atingir a iluminação. Varanasi fica no estado de Uttar Pradesh, no nordeste da Índia, e ganhou esse nome por ficar entre os rios Varuna e Asi, que correm para o sul e norte da cidade.

A principal atração de Varanasi são os ghats, escadarias de pedra construídas na margem do rio, onde as pessoas tomam banho e fazem os pujas, rituais de adoração. Nos ghats também acontece a cremação dos mortos, porque os hindus consideram os rios altamente sagrados.

BOLLYWOOD





          Bollywood ( बॉलीवुड) é a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos filmes indianos, são em maior número musicais. Bollywood emprega pessoas de todas as partes da Índia e atrai milhares de aspirantes a atores. Modelos, atores televisivos, atores de teatro e até pessoas comuns vêm para Mumbai na esperança de se tornarem estrelas. No entanto apenas poucos são bem sucedidos. Entre eles estão Salman Khan, Hrithik Roshan, Sharukh Khan, Amir Khan, Akshay Kumar, Aishwarya Rai, Bipasha Basu, Katrina Kaif, Kareena Kapoor, Priyanka Chopra entre outros...

RELIGIÕES


         India is known as the land of spirituality and philosophy, was the birthplace of some religions, which even exist today in the world.

RABINDRANATH TAGORE

          Escritor, poeta e músico indiano (7/5/1861-7/8/1941). Nasceu em Calcutá, na Índia, e estudou Direito na Inglaterra, de 1878 a 1880. Dedicou-se ao desenvolvimento da agricultura e a projetos de saúde e educacionais. Chegou a criar uma escola, em 1901, voltada ao ensino das culturas e às filosofias ocidentais e orientais. Sua obra poética compreende uma coleção de 3 mil poemas em língua bengali sobre temas religiosos, políticos e sociais. Sua obra inclui oito novelas, 50 ensaios e contos. Como músico, compôs 2 mil canções.
 Cântico da Esperança 
Não peça eu nunca
para me ver livre de perigos,
mas coragem para afrontá-los.

Não queira eu
que se apaguem as minhas dores,
mas que saiba dominá-las
no meu coração.

Não procure eu amigos
no campo da batalha da vida,
mas ter forças dentro de mim.

Não deseje eu ansiosamente
ser salvo,
mas ter esperança
para conquistar pacientemente
a minha liberdade.

Não seja eu tão cobarde, Senhor,
que deseje a tua misericórdia
no meu triunfo,
mas apertar a tua mão
no meu fracasso!

Rabindranath Tagore, in "O Coração da Primavera"
Tradução de Manuel Simões

terça-feira, 10 de maio de 2011

MÚSICA INDIANA





          Na Índia, obedecendo a sua intensa diversidade cultural, encontram-se vários padrões musicais, que vão do tradicional aos hits pop dos musicais cinematográficos indianos. Não há um largo conhecimento da musicalidade indiana no Ocidente, mas alguns nomes se destacam nesta região do Planeta, tais como Ravi Shankar e Sheila Chandra.
          A música na Índia tem origens ancestrais, pelo menos seis mil anos de trajetória, uma mistura de várias influências de várias culturas e civilizações. Amúsica indiana consiste numa variedade de estilos: clássica (hindustan e carnatic), folk, popular, pop, etc.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

BHARATA NATYAN - Dança do Sul da Índia





          De acordo com os livros sagrados da Índia, toda dança tem uma origem divina. Parvati inventou a graciosa dança "lasya" e o seu esposo shiva Nâtarâja - o rei da dança - rivalizou com ela o modo viril "tandava" . O espetáculo encantou todos os deuses, os quais pediram a Brahma, o Criador, que revelasse alguns elementos desse conhecimento a todos os homens. 
         As diferentes regiões da Índia desenvolveram seu próprio estilo que, tempos depois, se tornaria "clássico". O Bharata Natyan, no sul, é um dos mais antigos. 
          Atualmente, os Mestres continuam a dar vida a essa dança, criando coreografias e novos passos, de acordo com os cânones tradicionais. Todas as danças são dedicadas a divindades representando cenas das suas vidas: os seus reveses, os combates com os demônios e as histórias glorificadoras dos seus devotos. O Bharata Natyan, hoje estudado é interpretado tanto por homens como por mulheres, com algumas variantes técnicas.
          Esta arte, que se confunde com o sagrado, restitui ao homem o sabor da sua origem. Tudo na dança da Índia remete para o significado, para o ensinamento profundo, juntamente com o prazer estético e a alegria que desperta.
         
Auto Cad Tutorials