Templos, cores, cheiros, muuuuita gente, charme, mistério, magia, volta ao passado, ahh .. Incrível Índia ...

sábado, 30 de abril de 2011

BAHAI TEMPLE - NEW DELHI





           Estou me sentindo um ET nessa foto. Este era o meu último dia lá, (21/06/08) aproveitei prá fazer alguns passeios. Quando chegamos ao Bahai fiquei sabendo que tínhamos que entrar descalços. Então o guia levou nossos calçados, juntamente com outras dezenas e dezenas de pessoas, e guardou em lugar apropriado. O chão estava muito quente, a temperatura deveria estar por volta de uns 45º mais ou menos. Que lugar fascinante, a começar pela arquitetura do templo que foi inspirada em uma flor de lótus. Estávamos numa enorme fila, tudo muito organizado e andávamos sobre um tapete vermelho que nos levaria até a entrada. O ambiente era calmo e tranquilo. Ficamos alguns minutos sentindo aquela paz e saímos.

         

          Existem sete Casas de Adoração no mundo, sendo que a 8ª está sendo construída no Chile. Há diversos lugares reservados à construção destes templos, que serão utilizados conforme cresce o número de comunidades bahá'ís.
As Casas de Adoração são abertas ao público, e são exclusivamente dedicados à oração e meditação, sendo proibido qualquer tipo de culto ou sermão, é permitido somente a leitura de escrituras consideradas sagradas. Pessoas de todas as religiões podem recitar orações de seus livros sagrados, sejam estes de Krishna, Moisés, Soroastro, Buda, Cristo, Maomé, Báb ou Bahá'u'lláh.
As reuniões Bahá'ís não ocorrem nestes templos, são em lugares específicos como sedes, locais alugados ou na casa dos membros. Outras características da arquitetura, tais como o design e materiais, são de acordo com a cultura local.


BANCOS E CAIXAS ELETRÔNICOS EM N. DELHI

          Muito curioso o que aconteceu nas três vezes em que visitei New Delhi. Lá os nossos caixas 24 horas são chamados de ATM. Quando precisava sacar dinheiro é lá que eu ia. Numa dessas vezes resolvi ir ao banco, que se localiza em Karol Bagh. A aparência dos bancos são simples e lembra nossos bancos há uns 20 anos atrás. Entrei e vi um guarda (pasmem) de estatura baixa, magrinho, sentado atrás de uma mesa, LENDO JORNAL, com uma espingarda entre as pernas. Ele sequer ergueu os olhos prá me olhar. Parei em frente a ele, mal acreditando no que estava vendo. Olhei, olhei e pensei "se eu contar isso lá no Brasil ninguém acreditará". Fui ao caixa externo, fiz o que precisave fazer, voltei e o guarda estava na mesma posição !!!!!!! Fiquei muito tempo relembrando esse episódio. Nem preciso fazer um parâmetro entre os dois países, né??? Já li em alguns blogs relatos de turistas reclamando sobre a segurança na Índia. Não posso dizer o mesmo, sempre me senti muito segura por lá, seja em qualquer lugar que andei.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PULAO RICE





          Hmm é um dos meus pratos favoritos e não pensem que é um simples arroz feito com ervilhas. Eles colocam alguns temperos diferentes. O arroz fica no ponto certo. Existem variações nos ingredientes.

NÚMEROS INDO-ARÁBICOS

         
          A Índia teve muitos matemáticos que fizeram grandes contribuições. Entre eles podemos destacar:
          Aryabhata... Brahmagupta... Bhaskara... Ramanujan... 


sexta-feira, 22 de abril de 2011

INCREDIBLE ÍNDIA

MEDICINA AYURVÉDICA





          Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano. A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas. 
         Copie o endereço abaixo no browse do seu navegador, saiba mais sobre o assunto e descubra o seu dosha.

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=06861

quinta-feira, 21 de abril de 2011

YOGA

         
           "É uma disciplina espiritual que utiliza o corpo para expressar as emoções e sentimentos de forma harmônica." (Mestre Taunay Valle)
           "Toda vida é Yoga." (Sri Aurobindo)
           "Yoga é a parada das ondas mentais." (Patanjali)
           "Yoga é a habilidade da ação." (Bhagavad Gita)
           "Yoga é uma ciência pragmática e intemporal, desenvolvida através de milênios que trata do bem estar físico, mental e espiritual do homem como um todo." (Iyengar)
           "Yoga é um conjunto enorme de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais." (Feuerstein).
           A maioria dos livros afirmam que surgiu na Índia cerca de 3.000 anos a.C, e seu criador é Shiva.

O SÂNSCRITO







          O Sânscrito foi inicialmente introduzido por Bhrama para os sábios das moradas celestes, e por isso é chamada de Devanagari (a língua dos deuses). Foi trazido ao planeta Terra pelos sábios eternos do Sanata Dharma, juntamente com as divinas escrituras, como os Vedas, os Upanishads e os Puranas. Desde o início da civilização sobre a Terra, as pessoas e os Sábios falavam o sânscrito puro.
          O som de cada uma das 36 consoantes e 16 vogais do sânscrito são fixos e precisos desde o início. Elas nunca foram mudadas, alteradas, modificadas ou melhoradas.

sábado, 16 de abril de 2011

OSHO

       
          Rajneesh Chandra Mohan ou simplesmente Osho, nasceu em Kuchwada, Madhya Pradesh, Índia, em 11 de dezembro de 1931. É uma das personalidades mais marcantes do século. Espírito rebelde, independente e corajoso, esteve e estará a frente do tempo por um longo período, pois suas idéias afrontam a religião, a política, e todos os sistemas montados objetivando o domínio e o poder sobre as pessoas. Não escreveu nem um livro, não deixou nenhuma biografia, então só podemos COMEÇAR a compreendê-lo lendo ou assistindo suas palestras, que vem sendo editadas em livros ou vídeos. E como diz ele "Não nasci, nem morri, apenas visitei esse planeta".

BAHAI TEMPLE - NEW DELHI





          Quando se vai á Índia se ama ou se odeia. De qualquer forma nossa vida fica marcada. O ideal é ir para lá sem nenhuma idéia pré-concebida e, principalmente, não fazer nenhuma comparação entre as culturas. Não se compara o que é diferente. E lá tudo é diferente. Fiz minha primeira viagem em 2008. Sempre amei a Índia, desde que eu era adolescente. Quando cheguei ao aeroporto pensei "tô em casa". Por ser um país tradicional e, ainda, com alguns conceitos machistas, enfrentei situações onde tive que me impor e mostrar que uma mulher pode viajar sozinha, sem que isso possa ferir sua imagem. Ando por lá como se estivesse em minha cidade, muito à vontade, sem medos ou desconfianças. Vivi aventuras muito loucas e divertidas, observei as pessoas, senti os muitos cheiros, experimentei as comidas (apimentadíssimas), fiz compras, visitei diversos lugares, registrei em fotos, curti de verdade. Acima da beleza ou da feiúra de alguns lugares, da limpeza ou da sujeira de outros, existe uma magia, um mistério no ar, que não se consegue  explicar... apenas sentir.

domingo, 10 de abril de 2011

OM - O SÍMBOLO SAGRADO





O Om (ॐ) é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Shabda Brahman. O Om é o som do universo e a semente que "fecunda" os outros mantras. O som é formado pelo ditongo das vogais a e u, e a nasalização, representada pela letra m. Por isso é que, às vezes, aparece grafado Aum. Estas três letras correspondem, segundo a Maitrí Upanishad, aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho. "Este Átman é o mantra eterno Om, os seus três sons, a, u e m, são os três primeiros estados de consciência, e estes três estados são os três sons.

DIWALI




DIwALI - FESTIVAL DAS LUZES

Uma das mais populares e alegres festas da cultura indiana, o Divali ou Festa das Luzes, realizado todos os anos entre os meses de outubro e novembro, celebra a vitória do bem contra o mal.
Essa vitória deve-se ao retorno de Sita e Rama ao reino de Ayodhya. Sita é raptada pelo demônio Ravana, e Rama, o príncipe de Ayodhya e marido de Sita, a resgata com a ajuda de Hanuman e Lakshmana, seu irmão. Durante a volta para o reino de Ayodhya, os habitantes acendem milhares de lamparinas para marcar o caminho, já que nesse dia, não havia a luz da lua.
O Divali é celebrado durante dez dias, mas o dia mais importante é o último, pois é quando os indianos soltam fogos de artifício, vestem suas melhores roupas, limpam suas casas e as iluminam com lamparinas especialmente para Sita, manifestação de Lakshmi, deusa da prosperidade, que também é lembrada no Divali.
Além de ser a deusa da prosperidade, Lakshmi é considerada a deusa do amor e da beleza, por isso, os hindus decoram suas casas com os mais belos adornos, iluminam- nas com lamparinas e se enfeitam, para que Lakshmi os visite e deixe a prosperidade em seus lares.
Para os conhecedores da filosofia hindu, a lamparina representa, também, a luz interior que dispersa toda a escuridão da ignorância. É essa luz que nos traz a consciência de quem realmente somos.
No Brasil, o Diwali também é comemorado pelas comunidades hindus, pelos praticantes de Yoga e pelas pessoas relacionadas à cultura hindu.

RISHIKESH






Conhecida como “capital mundial do yoga”, Rishikesh é uma cidade de 80 mil habitantes, situada no estado de Uttarakhand e cortada pelo sagrado Ganga (Rio Ganges). Está a somente 350 metros de altitude, na base do Himalaia, a partir de onde começam a se erguer as montanhas que formarão mais adiante a cordilheira mais alta do mundo. Aqui o Ganga desce ainda com velocidade, vindo das montanhas, chegando a formar algumas corredeiras.
Auto Cad Tutorials