Templos, cores, cheiros, muuuuita gente, charme, mistério, magia, volta ao passado, ahh .. Incrível Índia ...

sábado, 14 de maio de 2011

TEMPLOS

          Templos e santos não faltam na Índia. O país é realmente um dos maiores, senão o maior centro espiritualista do mundo. Pessoas partem dos mais diversos lugares com destino a Índia para meditar, praticar yoga e conhecer mais da história da humanidade. E uma das cidades que é um cartão-postal vivo dessa tradição é Varanasi.

Assim como a Índia está para o mundo, Varanasi está para a Índia. A cidade, também conhecida como Benares (Banaras), tem mais de dois mil anos de história e é reverenciada como uma cidade sagrada. Segundo os hindus, Varanasi foi fundada por Shiva, deus da transformação, o que faz do lugar um importante centro de peregrinação, visitado por milhares de fiéis anualmente.

Mas Varanasi não é sagrada apenas para os hindus, os budistas também cultuam a cidade porque foi em Sarnath, a 13 km de Varanasi, que Buda realizou seu primeiro sermão, logo após atingir a iluminação. Varanasi fica no estado de Uttar Pradesh, no nordeste da Índia, e ganhou esse nome por ficar entre os rios Varuna e Asi, que correm para o sul e norte da cidade.

A principal atração de Varanasi são os ghats, escadarias de pedra construídas na margem do rio, onde as pessoas tomam banho e fazem os pujas, rituais de adoração. Nos ghats também acontece a cremação dos mortos, porque os hindus consideram os rios altamente sagrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Auto Cad Tutorials